terça-feira, 3 de agosto de 2010

Reconheça um cavalo saudável



Um cavalo saudável é aquele cujas capacidades físicas naturais não se encontram diminuídas. No mundo selvagem, há uma distinção nítida entre animais saudáveis e doentes. Os saudáveis sobrevivem e os doentes morrem aos predadores ou às doenças. Em nossos cavalos domésticos, a distinção dos cavalos saudáveis para os doentes é menos clara. E os doentes podem viver devido aos cuidados dos veterinários.
Não podemos confundir saúde com forma física!

Começando pela alimentação: o cavalo não deve estar muito gordo e nem muito magro. Como nos humanos o alto teor de gordura pode levar a problemas de saúde. Também os cavalos velhos tendem a ser mais vulneráveis às doenças.

Nem todos os sintomas são devido à velhice!

Verificando os sinais de saúde:

Respiração

Em geral, o cavalo em descanso, respira entre 8 a 16 pôr minuto as respirações são contadas por cada movimento para dentro e para fora das costelas).

Temperatura

Um cavalo saudável tem a temperatura de 38,3 a 38,6 graus centígrados. Ao princípio, peça a um especialista que o ajude tirar a temperatura. (Oleie o termômetro com vaselina e, com o mercúrio para frente, insira-o no ânus. Segure o com força e depois de um minuto retire e leia a temperatura).
Pulso

O pulso normal de um cavalo é de 30 a 50 batidas por minuto. (É preciso prática para sentir. Coloque a ponta dos dedos na artéria que passa em cima da curvatura maxilar e conte os batimentos).
Orelhas
Para o cavalo, a audição é tão importante como a visão, portanto as orelhas atentas e de movimentos rápidos mostram o cavalo esperto, sendo assim, com saúde.

Olhos

Os olhos devem ser brilhantes e sem corrimentos. A membrana em volta do olho e no interior da pálpebra deve ter um tom "rosa-salmão."
Bocas e Narinas

A maioria dos cavalos tem hábitos alimentares fixos e não mudam de comportamento a não ser que haja algo de errado. Também não deve cair comida da boca quando estiverem comendo.
As narinas não podem estar muito abertas e com corrimentos quando o cavalo estiver em descanso .
Pele e Pelagem
A pele deve ser macia e fácil de mover.(Se pegar numa dobra de pele do pescoço puxar e largar, deve voltar imediatamente ao seu lugar e se não o fizer, o animal está provavelmente desidratado)
A pelagem deve ser suave e brilhante, não opaca, e sem perda de pelo, a não ser em época de muda.
Fezes

O estrume forma bolas que se quebram ao bater no chão, não podem ser muito secas e nem muito molhadas. Não devem conter massas fibrosas nem cereais inteiros. São produzidas regularmente de 6 a 10 vezes cada 24 horas.
A urina tem um cheiro forte e é amarela-escura e turva.
Cauda
A cauda deve ser brilhante e sempre ativa na remoção das moscas. Não deve estar apertada entre os membros, nem manchada pôr fezes e nem inclinada para um lado, porque pode indicar dores ou assaduras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário