quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Influenza Eqüina

A influenza eqüina é uma doença causada por um vírus e transmitida por contato direto entre os animais doentes e sadios. Ela também é conhecida como gripe ou tosse cavalar e assemelha-se à gripe humana e é comum onde há aglomeração de animais. Além dos eqüinos, são sensíveis também os asininos e muares. Esta doença é altamente contagiosa e ataca, principalmente, animais com menos de 5 anos e aqueles trazidos do campo para a cocheira.

SINTOMAS - Produz febre, calafrio, respiração acelerada, perda de apetite, lacrimejamento, corrimento nasal, e ocular, inflamação da garganta, primeiro prisão de ventre depois diarréia fétida, tosse. Os garanhões podem apresentar orquite e o vírus se encontra no sêmen muito tempo depois. É freqüente o aparecimento de edemas nas partes baixas e a presença de catarros nas vias digestivas e respiratórias. São contagiosas as secreções nasais, a urina, fezes, por isso os animais devem isolados, protegidos para evitar complicações. O contágio também pode ser por via indireta através da água, alimentos e objetos contaminados.

Nos casos simples os animais se recuperam de 1 a 2 semanas. As perdas em conseqüência de mortes são pequenas e, geralmente ocorrem devido às complicações (infecções secundárias como: peneumonia, enterite, degeneração do coração, fígado, etc.), porém, os prejuízos que causa por incapacitar os animais doentes para o trabalho são grandes.

PROFILAXIA - Isolamento dos doentes e manter, os animais recém-adquiridos, em quarentena.

TRATAMENTO - Proporcionar ao animal doente repouso absoluto protegido contra correntes de ar e provido de boa cama e alimentação nutritiva e de fácil mastigação e água limpa. Quando há complicações, usar medicamentos à base de sulfanilamida e antibióticos associados e de largo espectro de ação. Toda medicação deve ser dada com a orientação de um médico veterinário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário